
25 Out Projeto ROTAL Q
Projeto ROTALQ – Soluções integradas de rotações culturais com viabilidade técnica e económica na área de influência de Alqueva.
O objetivo do projeto ROTALQ, é avaliar a viabilidade técnica, económica e ambiental de duas rotações culturais de regadio na região do Alqueva, otimizando as culturas da rotação, entre si, e para o agricultor; e comparar os resultados obtidas nas rotações com os da monocultura de milho grão de regadio na região do Alqueva. O projeto terá no curto prazo resultados diretos para os agricultores de desempenho técnico, económico e ambiental, e a longo prazo, no caso de obtenção de resultados favoráveis, a adesão dos agricultores a sistemas de rotação semelhantes aos analisados no projeto a iniciar-se logo em Dezembro de 2014.
Este projeto conta com a participação em simultâneo por 7 pessoas coletivas. A parceria integra duas empresas, duas entidades de investigação e desenvolvimento, duas associações do sector agrícola, representantes das culturas em análise, e um centro operativo e tecnológico. As empresas são a Agro Vale Longo Lda e Sociedade Agrícola Saramago Brito Lda; as entidades de I&DT são o Instituto Politécnico de Beja (IPB) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV); as associações são a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) e a Associação Nacional dos Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC), e o centro operativo e tecnológico é o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR).
Evento Rotal Q (17 de Dezembro 2014) – Apresentações:
Apresentação de Resultados (Conceição Gomes – INIAV)
Qualidade da Cevada (MALTIBÉRICA – Sociedade Produtora de Malte, S.A.)
Fertilidade do Solo (Isabel Guerreiro e Manuel Patanita – IPBeja/ESA)
Apresentação de Resultados (Isabel Patanita – IPBeja)
Gestão da Rega (Luis Boteta – COTR)
Análise Económica e Ambiental (AGRO.GES – Sociedade de Estudos e Projetos)
Efeito da rotação na flora existente (IPBeja/ESA)