Projecto CoLab InnovPlantProtect, focado nas culturas mediterrânicas

O  projecto pretende desenvolver o Laboratorio Colaborativo InnovPlantProtect.

O objectivo deste Laboratório é desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a protecção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças. O Laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

será um centro de investigação para tentarmos desenvolver estratégias de base biológica para proteger as plantas de doenças, será instalado na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), afirma Margarida Oliveira, coordenadora cientifica do projecto.

No dia 15 de maio , em Elvas, foi assinado  o protocolo de cooperação entre o INIAV, a C.M. de Elvas e a Universidade Nova de Lisboa, que permite ao  CoLAB InnovPlantProtect, dar um passo em frente na sua trajectória de crescimento e concretização.

O projecto conta com  membros fundadores como a Universidade Nova de Lisboa, o INIAV, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Cebal), a Câmara Municipal de Elvas, associações ,  ANPOC, ANPROMIS ,Casa do Arroz, FNOP , a empresa Fertiprado e as multinacionais Bayer CropScience e Syngenta.

 

Veja aqui algumas das imagens recolhidas durante esta importante jornada (Assinatura do protocolo de cooperação INIAV – Câmara Municipal de Elvas)